XXVIII Assembleia Geral da UALP - Portugal - 27/10/2015

Acta da XXVII Assembleia – Geral da União dos Advogados de Língua Portuguesa

Portugal, 27 de Outubro de 2015

Ao vinte e sete de outubro do ano de dois mil e quinze, reuniram em Lisboa, na sede da Ordem dos Advogados Portuguesas, na sala prof. Adelino da Palma Carlos, às 10h30, a vigésima oitava Assembleia Geral da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP), na qual participaram os Senhores:

Dr. André Aureliano Aragão, Presidente da UALP e Bastonário da Ordem dos Advogados de São Tomé e Príncipe.

Dra. Leida dos Santos, Primeira Vice-Presidente da UALP e Bastonária da Ordem dos Advogados de Cabo Verde.

Dr. Basílio Sanca, Segundo Vice-Presidente da UALP e Bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné Bissau.

Dr. Tomás Timbane, Presidente do Conselho Fiscal da UALP e Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique.

Dr. Jorge Neto Valente, vogal do Conselho Fiscal da UALP e Presidente da Associação dos Advogados de Macau.

Dr. Hermenegildo Cachimbombo, vogal do Conselho Fiscal e Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola.

Dr. Evaristo Solano membro do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados de Angola.

Dr. Pedro Tenreiro Biscaia, Vice-Presidente do Conselho Geral da Ordem dos Advogados Portugueses em substituição Dra. Elina Fraga, Bastonária da Ordem dos Advogados Portugueses.

Constatou-se a ausência da Dra. Elina Fraga, Bastonária da Ordem dos Advogados Portugueses, que fez representar pelo Dr. Pedro Tenreiro Biscaia, Vice-Presidente do Conselho Geral da Ordem dos Advogados Portugueses e do Dr. Marcus Vinicius Furtado Coelho, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil que não compareceu e nem se fez representar, tendo sido devidamente justificadas as ausências.

A convocatória para a XXVIII Assembleia Geral, foi preparada e enviada à todos os membros pela Secretária Permanente da UALP, teve a seguinte ordem de trabalhos:

1 - Aprovação da Ordem dos Trabalhos.

2 - Aprovação e assinatura da ata da XXVII Assembleia Geral da UALP, realizada em São Tomé a 19 de março de 2015.

3 - Aprovação e assinatura do Plano de atividades da UALP para o ano 2016.

4 - Diversos

5. Marcação da próxima Assembleia – Geral.

A reunião teve início às 10h30m e foi presidida pelo Exmo. Senhor Dr. André Aureliano Aragão, na qualidade de Presidente da UALP, para o biênio de 2015/2016. Depois de ter verificado que a reunião foi devidamente convocada e que existia quórum para a realização da mesma, deu as boas vindas à todos os presentes e declarou aberta a sessão.

A reunião foi secretariada pela Secretária Permanente da UALP, Sra. Manuela Janeiro.

De seguida, iniciou-se a discussão do ponto 1 referente a proposta da Ordem dos Trabalhos, que foi aprovada por unanimidade pelos presentes nesta Assembleia Geral da UALP.

Passando ao ponto dois da Ordem de trabalhos, a Acta, foi enviada por email e distribuída à todos os membros da UALP em suporte de papel. A mesma e por unanimidade de todos os membros sofreu algumas alterações. A acta foi lida pelo Senhor Presidente da UALP, discutida, analisada e alterada. A Acta da XXVII Assembleia Geral da UALP, realizada em São Tomé e Príncipe, foi aprovada por unanimidade. O Senhor Presidente da UALP, deu instruções a Senhora Secretária Permanente da UALP para publicar no site da OAP na página da UALP.

De seguida passou-se ao ponto 3: Aprovação e assinatura do Plano de atividades da UALP para o ano 2016. A OAG através do Senhor Bastonário Dr. Basilio Sanca, apresentou o Plano de Atividades da Ordem dos Advogados da Guiné Bissau do ano de dois mil e quinze, como constava da última Assembleia-Geral da UALP. O documento foi distribuído pelos presentes para conhecimento.

O plano de atividades da OAGB pode ser consultado no Secretariado Permanente da UALP.

As outras Ordens ficaram de apresentar os seus contributos para o PLANO DE ATIVIDADES DA UALP para o ano de 2015. Esta proposta foi favoravelmente acolhida por todas as Ordens e o Senhor Presidente da UALP informou que todas as Ordens terão a incumbência de enviar as propostas para o secretariado que fará posteriormente a distribuição. A continuação da discussão deste assunto ficou agendada para a próxima Assembleia-Geral da UALP.

Passando ao ponto nº 4 – Diversos: O Sr. Dr. Jorge Neto Valente, relembrou, e reforçou a ideia de conjugar as Assembleias da UALP com atividades e eventos que pudesse fazer coincidir com mais uma Assembleia-Geral. Seria uma forma de todos os membros da UALP participarem nas atividades de outras ordens e trocando experiências, o que seria mais um contributo para todos.

Ponto nº 5- Marcação da próxima Assembleia-geral: a próxima Assembleia geral da UALP, ficou agendada para o dia 2 de fevereiro de 2016, na Cidade da Praia em Cabo-Verde.

E nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião da qual se lavrou a presente acta que vai ser assinada por todos os presentes.

2015-10-27