Notícias e Comunicados

Eleições dos Órgãos Sociais da UALP para o biénio 2020-2022


Screenshot_20191113_164214.jpg

O Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Luís Paulo Monteiro foi eleito Presidente da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP), no dia 11 de Novembro de 2019, durante a XXXI Assembleia-Geral da associação, que decorreu na sede da Ordem dos Advogados Portugueses, em Lisboa.

A Assembleia-Geral elegeu por unanimidade a Direcção da UALP para o biénio 2020-2022, que integra ainda a Bastonária da Ordem dos Advogados de São Tomé, Célia Posser, como 1ª Vice-Presidente e o Bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, Basílio Mancuro Sanca, como 2.º Vice-Presidente.

Para o Conselho Fiscal da UALP foi eleito como presidente o Bastonário de Portugal, Guilherme de Figueiredo.

O antigo Presidente da OAB, Cláudio Lamachia, presidiu à Assembleia-Geral, na qual estiveram presentes o actual Presidente  da Ordem dos Advogados do Brasil, Filipe Santa Cruz, a Bastonária da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, Sofia Oliveira Lima, o Bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné Bissau, Basílio Mancuro Sanca, o Vice-Presidente da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, Januário Pedro Correia, o Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Flávio Menete, o Presidente da Associação dos Advogados de Macau, Jorge Neto Valente, e a Bastonária da Ordem dos Advogados de São Tomé e Príncipe, Célia Posser.

Para além da eleição da Direcção da UALP para o próximo biénio, estiveram em cima da mesa outros temas, designadamente a alteração dos Estatutos da UALP.

Criada em 2002, sob a designação de “Associação das Ordens e Associações de Advogados dos Países de Língua Portuguesa”, a União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP) integra as Ordens dos Advogados de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. A alteração da designação para UALP viria a ser adoptada em 2005.

A UALP representa, actualmente, mais de 1 300 000 advogados que exercem a sua actividade nos países lusófonos.

12/11/2019